sábado, 8 de maio de 2010

Enfrentando fantasmas


Viaje na leitura

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...Ou toca, ou não toca.” Clarice Lispector

No ano em que Clarice Lispector completaria 90 anos, a palavra impressa por ela em diversos livros mantém-se viva, ultrapassando gerações de leitores, que estranham ou identificam-se aos livros. Novas realidades trazidas ao mundo real.
Nascida em 1920 na Ucrânia em Tchetchelnik, mudou-se com a família ,aos dois anos, para Maceió e posteriormente para Recife. Lá, aos oito anos, começou a freqüentar a escola. Neste momento surgem as primeiras produções de Clarice. Em entrevista á Júlio Lerner no Programa Panorama, exibido na Tv Cultura em 1977, Lispector revelou que na infância fazia fábulas e até criou uma estória que não teria fim.
Durante a adolescência e inicio da idade adulta,Clarice começa a escrever sob o ponto de vista ótico intenso e fora da realidade, nesta mesma época a escrita definitivamente se torna o seu maior desejo. Escrevia contos para revistas e oferecia para publicação, sempre tímida, Clarice hesitava, mas o desejo de escrever transpunha esta barreira.
Clarice se considerava escritora amadora, já que profissional, segundo ela teria uma obrigação consigo mesmo de produzir sempre. Ela, ao contrário, possuía períodos que poderiam ser longos entre uma produção e outra, não obedecia a regras de editoras ou qualquer outra pessoa para publicação de livros.
Lis no peito é o real significado de seu sobrenome em latim, que ao longo dos anos, se modificou na Ucrânia, e no início da carreira de escritora rendeu-lhe críticas de Sérgio Milier, que disse: “escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo.”
Em 1977, foi lançado um dos livros mais lidos e tocantes de Clarice Lispector, “A hora da estrela”, que conta à estória de Macabéa, uma retirante nordestina que muda de Alagoas para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. A jovem consegue emprego e namorado, mas o perde para sua amiga de trabalho Glória. Macabéa em visita ao médico descobre que tinha tuberculose. Glória percebe a tristeza de sua amiga e indica que visite uma cartomante. Madame Carlota prevê um futuro melhor para a retirante, conheceria um homem loiro, de posses, com quem se casaria. De certa forma a cartomante acerta... Macabéa é atropelada por um luxuoso Mercedes-benz dirigido por um homem, este é o momento de encontro, da hora da estrela, a jovem nordestina é liberta...deixa de habitar a cidade que era toda feita contra ela.
Nádia Batella Gotlib, Professora livre-docente da USP de Literatura Brasileira e Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, no inicio da década de 80 começou a estudar as obras de Clarice e ministrar aulas. “Admiro a literatura de Clarice, a qualidade literária dos seus textos. Essa foi sempre a maior motivação. Interessa-me, pois, conhecer a escritora Clarice.”
Em 1995 depois de longos quinze anos de estudo resulta a publicação de : Clarice, uma vida que se conta (6a. edição revista e aumentada, pela Editora da Universidade de São Paulo, 2009). Neste livro Nádia conta a biografia de Lispector através de uma leitura analítica e crítica dos textos produzidos por Clarice.
Em 2008 Nádia publica outro livro dedicado à autora: Clarice Fotobiografia (2008, pela Edusp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo), o livro possuI cerca de 800 imagens, além de manuscritos ”A fotobiografia surgiu como consequência do primeiro livro. É uma narrativa visual que percorre as mesmas trilhas, mas com um elemento novo: é” uma vida que se vê “. E, vendo, há sempre novos elementos a acrescentar a essa história de vida de Clarice que já havia contado no meu livro anterior.”
Nádia contou que teve contribuições de parentes de Clarice, amigos dela, críticos de literatura, pesquisadores de arquivos, colecionadores, diplomatas, intérpretes, historiadores. Tanto do Brasil quanto de vários países visitados, para fazer a pesquisa: Ucrânia, Suíça, Itália, Inglaterra, Estados Unidos.
Em tempo em que a Internet concorre com os livros, o interesse sobretudo dos jovens por esta escritora singular tem grande representatividade. O Orkut, um dos mais famosos sites de relacionamento possui cerca de 195 comunidades, que discutem e ressaltam o trabalho deixado por Clarice, vídeos no Youtube , blogs, uma infinidade de contos da autora, que é uma das mais populares entre os jovens.
Natália de Oliveira Lopes, estudante de Marketing de 20 anos, considera Clarice uma escritora de grande sensibilidade ao falar de coisas simples “Todo mundo tem um pouco de Macabéa”., revelou a estudante após a leitura de “A Hora da Estrela.”
Para quem não conhece as obras de Clarice, Nádia indica que se comece pela leitura das crônicas publicadas em “A descoberta do mundo”, passando para os contos do volume “Laços de Família”, seguindo para as novelas e romances.
Nada melhor do que mergulhar em uma boa leitura, se ver retratado em personagens, ora real ou distante, da realidade humana. Ainda que os avanços tecnológicos tragam novas possibilidades de leitura, o velho e bom livro se reiventa, através de estórias particulares que surpreendem e emocionam os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário