sábado, 8 de maio de 2010

Cardápio cultural


A avenida símbolo de São Paulo, tem opção para todo gosto

Ao longo de seus 2,8 km de extensão o principal cartão postal de São Paulo, a Avenida Paulista agrega em um só local diversas opções para diversão, cultura, lazer. Cinemas alternativos ou comerciais, livrarias com uma gama variada de obras de artistas e escritores, museu com os principais representantes das artes nacionais e internacionais. Cortada por três estações de metrô: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, o inusitado é presença constante nesta avenida com tantos contrastes.
Cartão postal do local, o Museu de Arte de São Paulo, foi fundado em 1947 e idealizado por Assis Chauteabriand, mas somente em 1968 passou a ocupar o espaço atual, suspenso em um vão de 74 metros, a construção chamou atenção pela ousadia e modernidade para a época.
Outro importante ícone é a mansão batizada em 1991 como “Casa das Rosas”, devido ao belo jardim que possuía. O espaço abriga o acervo completo de livros e objetos de Haroldo de Campos. A Casa ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.
Para quem preferir o contato com a natureza, na Avenida também é possível visitar o Parque Tenente Siqueira de Campos, mais conhecido como Parque Trianon. Inaugurado em 1892, a paisagem é composta pela única reserva de mata atlântica na região. Quem passear por lá poderá contemplar viveiro de aves, chafarizes, enquanto os filhos brincam no parque. Tudo isto o torna um refúgio de lazer e descanso em meio à agitada Paulista.
Para Renato Subtil, 24 anos, assistente de fotógrafo a concentração de diversos eventos em um só lugar é o principal atrativo: cafés, cinemas, lojas e até mesmo baladas "Um mix de cultura toma conta de ponta á ponta, sem dúvida é o maior ícone da cidade de São Paulo."
Sesc Paulista, Cine Bombril, HSBC Belas Artes, Livraria Cultura, Fnac, Conjunto Nacional, feira aos domingos em frente ao Parque Trianon,além de diversos restaurantes e bares de cozinhas nacionais e internacionais são outros destinos no roteiro.
Símbolo do coração financeiro de São Paulo, passado e futuro se misturam perdendo o contorno, todos os tipos de pessoas circulam, tudo isto tornam a Avenida Paulista ponto de referência cultural.

Avenida em números
Segundo dados levantados no período de Março e Abril de 2009 pela Associação Paulista Viva, surgida em 1980 em um movimento integrado por empresários, os números chamam atenção: 30 bancas de revistas e jornais, 11 centros culturais, 3 cinemas,18 livrarias, 16 lanchonetes, 12 cafeterias, 8 restaurantes, 5 teatros.

Serviço:

Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Avenida Paulista, 1.578 - Cerqueira César -São Paulo (Metrô Trianon-Masp)Tel.: (11) 3251-5644
Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h. Quinta, das 11h às 20h

Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 – Paraíso -São Paulo (Metrô Brigadeiro)
Tel.: (11) 3285-6986/3288-9447
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h Grátis

Parque Tenente Siqueira Campos- Trianon
Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César - São Paulo (Metrô Trianon - Masp)
Tel.: (11) 3289-2160
Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18hGrátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário