sábado, 8 de maio de 2010

‘A cultura é sempre um importante instrumento de educação... ’

Atender á todos que respeitam a diversidade é o principal objetivo da Associação criada em 2004

Almir Nascimento, presidente da Abrat GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), destaca a importância da associação e parcerias que ela mantém, na divulgação e promoção de eventos culturais para o público GLS ,em São Paulo e outras regiões como Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Há quantos anos existe a Associação? Qual o principal objetivo?
Almir Nascimento - A Abrat GLS foi criada em 2004 e os objetivos são : Incentivar o comércio, o turismo e o lazer destinado ao público de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Simpatizantes; organizando eventos, conferências, seminários, feiras, palestras e congressos e a realização de treinamentos a fim de divulgar, incrementar e promover a melhoria do turismo receptivo “GLS” no Brasil; proporcionar o intercâmbio de experiências e informações entre as associadas; lutar pela solidariedade da classe, harmonizando a atividade profissional de seus membros e colaborando com os Poderes Públicos constituídos, no sentido de propiciar um melhor atendimento aos interesses GLBT, inclusive mantendo constante vigilância junto à categoria profissional objetivando o aprimoramento de seus princípios éticos; incrementar o estabelecimento de convênios, sistemas e padrões, buscando proteger e facilitar o exercício das atividades das associadas.

Quantas pessoas integram a Abrat-GLS?
Nascimento - A diretoria atualmente é composta por 9 pessoas: Talmir Duarte da Silva- Vice Presidente, Jane Rodrigues -Diretora de Relacionamento, Natália Corso Frigo- Diretora de Eventos, Oswaldo Luiz Faria Valinote- Diretor de Marketing, Heitor Ferreira Filho- Diretor de Treinamento e Cursos, Marta Dalla Chiesa- Diretora de Relacionamento Internacional, e os representantes regionais: Rizomar dos Santos de Araújo- Rizzo Viagens e Turismo, no Acre; Davi Aranha- Vanserv Turismo, na Bahia e Thusnelda Frick- BrasiliaTur, no Centro-Oeste.

O mercado de turismo e entretenimento tem uma forte expressão em São Paulo, vocês contam com parcerias?
Nascimento - Contamos com parcerias com a SPTuris, São Paulo Convention Visitors Bureau, CADS - Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo, além de várias ONG's, dentre elas: Casarão Brasil, Associação da Parada LGBT de São Paulo, Universidade Anhembi-Morumbi, HOTEC, etc

Quais os eventos que a Abrat está envolvida?
Nascimento - Anualmente fazemos 2 'Fóruns de Turismo GLS' em São Paulo, durante a semana da Parada e no mês de novembro. Promovemos também um espetáculo beneficente, no início de dezembro chamado: 'Abra seu Coração', com a toda a renda destinada à ONG's AIDS. Além de bimestralmente realizarmos os 'Encontros Bimestrais de Turismo da ABRAT GLS'.

O que marca o calendário cultural GLS neste primeiro semestre de 2010?
Nascimento - Paradas de São Paulo, Fórum de Turismo da ABRAT GLS e os 3 Encontros Bimestrais de Turismo GLS.

Como você enxerga o repertório cultural voltado ao público gay,sobretudo em São Paulo?
Nascimento - Bastante rico e variado, desde peças teatrais até lançamento de livros com temática gls.

Filmes, livros, cada vez mais, aumentam o nicho de mercado neste segmento... A Abrat faz algo nesta aréa?
Nascimento - Sim, damos apoio e divulgação a toda obra cultural com temática GLS.

O site Guia São Paulo LGBT Virtual possui dicas de shows e eventos amplos, a intenção é integrar os públicos independente da sexualidade?
Nascimento - Temos como política e filosofia atender a todos que respeitam a diversidade.

O Casarão Brasil foi criado para atender a comunidade homossexual principalmente no ponto de vista cultural. Como funciona o atendimento?
Nascimento - A criação do Casarão Brasil é um marco dentro das conquistas do movimento LGBT. Tem como objetivo ser uma 'incubadora de projetos sociais' e dar apoio às manifestações artísticas voltadas ao segmento LGBT.

Artistas homossexuais poderão expor trabalhos? Há a intenção de solidificar a imagem da Abrat e Casarão Brasil por meio de exposições, feiras... Entre outros?
Nascimento - A cultura é sempre um importante instrumento de educação para a diversidade.

Palestras, seminários, entre outros eventos acontecem com qual frequência. Quais temas são abordados?
Nascimento - Fazemos um treinamento bimestral, gratuito, no São Paulo Convention Visitors Bureau, para todo o trade turístico, com o tema: 'Treinando para a Diversidade'.
Temos tbém os Encontros Bimestrais de Turismo GLS, voltados aos associados da ABRAT GLS e estudantes de turismo.

A Parada Gay em São Paulo atrai pessoas de todo o mundo, como funcionará a Central nesta ocasião?
Nascimento - Mais uma importante conquista da ABRAT GLS para o segmento LGBT da cidade de São Paulo.
A CIT GLS (Central de Informação ao Turista GLS) vai funcionar a partir de 17 de maio, na sede da ABRAT GLS, à Rua Frei Caneca, 1057, todos os dias das 10h00 às 19h00.
Na CIT GLS o turista vai receber informações atualizadas sobre os eventos e atrações da cidade de São Paulo. Informações completas sobre o que acontece no segmento GLS (festas, eventos e atrações).
Além disso, terão informações úteis, tais como: mapas, guias, farmácias, transportes públicos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário